Rádio Beatitudes

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Meus devaneios
são meu esteio
que seria
da minha pessoa
sem histeria
se não vivesse "atoa"
preciso desses instantes
de loucura
bem como dos montantes
de bravura....

Minha insanidade
livra - me
da insalubridade

Os momentos de nostalgia
alternados com alegria
fazem da vida
a herança mais querida

Preciso cair
Preciso rir
Preciso levantar
Preciso chorar

Com coragem ou receio
pra perder e ganhar
Preciso dos meu devaneios
para continuar...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Narciso

Na busca do ideal
da beleza
Narciso jamais foi igual
Para ter certeza
de perfeição
Narciso se desconfigurou
de tanta admiração
ele não alcançou
o que esperava
não percebeu
que sozinho estava,
e sozinho morreu
ás margens limpídas
com imagens distorcidas...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Recordai
o que não passou
Planejai
o que já aconteceu

Recorda-te
o teu futuro
Paneja-te
para o passado

sábado, 18 de setembro de 2010

Música: Vem e segue-me . Banda: Aeternun Dei

Vem e segue-me,
sou teu Senhor
 e quero fazer ecoar em ti
 a minha voz,
 fazer de você um profeta entre as nações
 para que todos meus amados
 conheçam meu amor
Conheço você filho meu
 por inteiro suas limitações e fraquezas,
por isso te chamo
porque és importante para mim
tu és precioso.
Esta é a sua vocação
anunciar o meu nome
e dizer aos meus eleitos
que na cruz está o sinal
para a ressurreição
 e a jubilosa entrada para o meu reino.
Você faz parte deste reino e o meu
chamado a você e deixar tudo,
sem medo, verás a minha glória
não temas por isso venho ti
dizer, vem e segue-me. (2x).

Clássicas

Senhor quem entrará?

Senhor, quem entrará, no santuário pra te louvar?
Senhor, quem entrará, no santuário pra te louvar?
Quem tem as mãos limpas, e o coração puro,
Quem não é vaidoso, e sabe amar! (2x)
Senhor, eu quero entrar, no santuário pra te louvar
Oh! Dá-me mãos limpas, e um coração puro,
Arranca a vaidade, ensina-me a amar!
Senhor, já posso entrar, no santuário pra te louvar
Teu sangue me lava, teu fogo me queima,
O Espírito Santo, inunda meu ser!



Os Grãos que formam a espiga

Os grãos que formam espigas se unem pra serem pão.
Os homens que são Igreja se unem pela oblação
Diante do altar Senhor entendo minha vocação
devo sacrificar a vida por meus irmãos
O grão caído na terra só vive se vai morrer.
É dando que se recebe morrendo se vai viver
O vinho e o pão ofertamos são nossas respostas de amor
Pedimos humildemente aceita-nos ó Senhor



Banda REZZA

Adorador
Ele olha nos teus olhos
Ele está aqui
Sente essa presença
Infinito amor por ti
Não sejas como o seguidor
que não acreditou
Sejas como ela, que tocou o manto
A fé que a curou
Sejas como o cego, que dele ouviu o nome
Seus olhos viram o Salvador
Coma desse corpo:
é nosso Senhor
Beba desse sangue jorrado na cruz,
para que o sacrário seja o coração
um adorador aos pés
do Rei Jesus
Comunhão

Palavras tão pequenas
Causando tanto estrago
Abraços disfarçados
Olhar atravessados
Pra que viver assim ?
Na casa do Senhor
Pois se há espaço reservado
Pro amor
Somos a semelhança
A imagem de um Homem
Que perdoou pecados
Mas nunca acusou
Abrace seu irmão
Esqueça o que passou
Convide ele pra cantar
Essa canção
Sou morada do amor
Meu olhar flui a paz
Meu abraço é calor
Meu sorriso desfaz
Toda angustia e dor
Pois imagem eu sou
Semelhança do pai
Harmonia se faz
Em mim, é lugar de comunhão
Em ti, é lugar de comunhão
Em nós , é lugar de comunhão

Pão Céu

Saberemos repartir o que nos destes
Saberemos ser generosos
Assim seremos felizes
Cheios do espírito
Como Vosso Filho
Doados no amor
E será este pão do céu
E será este vinho Divina
Que nos mostrarão
O que queres afinal
Servir sempre mais
Sem olhar a quem, sem olhar a quem
Amando não só os nossos
Mas indo bem mais
Bem mais além
E será este pão do céu
E será este vinho Divinal
Que nos mostrarão
O que queres afinal
Entregar todo nosso ser
Como velas no altar
Sendo testemunhas
Do Teu amor infinito

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM- Não Podeis Servir a Dois Senhores!

Amanhã coordeno a liturgia, na Igreja, pela primeira vez coordeno sozinha uma missa da RCC..... Deus que me guie e torne-me doce e fiel ao seu desejo! E que muitos sejam conduzidos a Deus por meio das palavras e canticos!
Aproveitando o momento vou postar algumas músicas e cifras que eu, particularmente, gosto muito.
Pax

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Antes de ser Politicamente Correto, seja Correto!!!

O "gauchês" do Paraná

O poeta e crítico pernambucano Manuel Bandeira trata das reminiscências de sua infância e de sua cidade em " Evocação do Receife". Este trecho abaixo traduz a riqueza do nosso idioma com seus regionalismos. Como esses exemplos ao lado (na verdade, em baixo também)  do "gauchês" do Oeste e Sudoeste (moro no sudoeste) paranaense.

Evocação do Recife (trecho)

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que  fazemos
É macaquear
A sintaxe lusiada

                                                              (Manuel Bandeira \1886-1968)

" Portanto, vamos lá piá pançudo, deixa de panca e pare de bostiá. Menos bafo e não engrupa!"

DICIONÁRIO

Apinchá:  jogar
Atorá:  cortar
Bagual:  pessoa grosseira, pouco sociavel, rude 
Baita: grande
Bostiá: incomodar
Camassada de pau: apanhar
Campiá: procurar
Catrefa: pessoas que não valem nada
Chumaço: conjunto de alguma coisa
Coiê: Colher (eu falo cuié, mas tá então)
Cóça: apanhar
Crêendios pai: exclamação quando algo dá errado (ou crêendios padre)
De revesgueio: de um tal jeito
Devarde: à toa, sem algo a fazer, estar desocupado
De vereda: rápido
Entrevero (Intrevero): mistura, desordem,confusão
Garrão: calcanhar
Gibera: bolso da calça ou da camisa
Gaudério: denominação dada ao antigo gaúcho em sentido depreciativo, Índio-vago
Guaiaca: cinto largo de couro macio
Incebando: enrolando, fazendo cera
Ingupi: enganar
Ínôzá: amarrar (já viu palavra com todas as sílabas com acento) (pois é, privilégio dos pé vermeio- também significa encher de nó algo)
Intuiado: cheio
Invaretado: nervoso
Jóssa: coisa
Judiá: maltratar
Luitá (aluitá): brigar
Meia guampa: meio bêbado
Menos bafo: mentira, algo que não existe
Nêne: filho mais novo, caçula (meu pai é o nêne da casa, geralmente os nênes perdem o nome original e ficam com este apelido, caso do meu pai, que se chama José, mas todos o conhecem por Nêne)
Paiêro: cigarro de palha
Pânca: modo de se portar
Pé de porco: policia (ou pulícía)
Pescocíá: olhar para os lados, matar tempo (na minha cidade é pegar pelo pescoço)
Pestiado: com alguma doença
Piá pançudo: guri bobo
Pozá: dormir em algum lugar(pernoitar)
Prantá: plantar
Proziá: conversar
Relampiando: relâmpago
Relho (reio): chicote pequeno com cabo de madeira
Resbalão: escorregar
Sinalêra: Semáforo
Sirigaita: mulher assanhada, tagarela, escandalosa.
Táio: corte
Tchê: equivalente a tu, aí ou tu simplismente. (esse eu não entendi)
Tchuco: bêbado
Trotear: andar a trote
Trupicà: tropeçar
Tunda de laço: apanhar
Ximia: doce de passar no pão.

Fonte: Boletim Informativo FAEP. Ano XXV. Nº7 1105. 19a 25 de julho de 2010

Deu pra ver os paranaenses são muito bravos, pois, várias das palavras tinha alguma relação com briga ou surra.......rsrsrs......e gostamos de uns trago também......... ah! E a gente não usa "r" no fim das palavras, preferimos acentos!

P.S. Tudo o que está em vermelho, são  comentário meus acrescentados ao texto, tem um outro texto no blog falando sobre as palavras paraneses quando eu achar posto para vocês darem uma conferidinha!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carta Aberta aos participantes da RCC Paraná

Publicado em: 11/08/2010

Curitiba, 28 de julho de 2010.

Aos Caríssimos e Amados, Irmãos e Irmãs, Líderes, Amigos, Coordenadores, Conselheiros, Servos da Renovação Carismática Católica do Estado do Paraná

“Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo” Mateus 5, 13

O Presidente do Conselho da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA do estado do Paraná juntamente com membros do Conselho Estadual e o Ministério de Fé e Política Estadual, esclarece:
É com alegria e comprometidos com a Fé e a Vida que culmina na construção da Civilização do Amor, que o Conselho da RCC/PR, após quase dois anos de oração, jejum e escuta de Deus deliberou pelo acompanhamento de candidatos a Deputado Estadual e Federal, através de um Projeto de Fé e Política especifico para o Pleito de 2010.
A RCC, como movimento eclesial, “não pode ignorar a política, [...] sobretudo, enquanto expressão de opções e valores que definem os destinos do povo” (Doc. 40, CNBB). Dar nossa resposta cristã na política é tentar garantir vida e dignidade ao ser humano acima de tudo, como preconiza a Doutrina Social Cristã.
Não podemos continuar vendo os valores evangélicos ruindo nessa sociedade, leis de morte sendo implementadas, pessoas padecendo, sem que nos sintamos tocados por Deus a construir uma sociedade nova. Não se trata de querer assumir o papel de “salvadores da pátria”, até porque já temos um Salvador que é Nosso Senhor Jesus Cristo, mas de assumir com coragem a vocação de cristãos e buscar a antecipação do Reino que há de vir. Na carta encíclica DEUS CARITAS EST, o papa Bento XVI, estabelece ser próprio dos fiéis leigos, como cidadãos, o chamado a participar pessoalmente na vida pública, para promover o bem comum.
Assim sendo, ouvindo a voz da Igreja, o Conselho da RCC/PR aprovou para o Pleito 2010, enviar e acompanhar os candidatos: GESSANI DA SILVA (na Diocese de Foz do Iguaçu) e EVANDRO JOSÉ DA CRUZ ARAÚJO (nas demais dioceses do Paraná) para Deputado Estadual e JURACI LUCIANO DA SILVA, o “JURA”, (em todas as Dioceses do Paraná), para Deputado Federal.
Gessani da Silva , tem 40 anos , reside a mais de 20 anos em Foz do Iguaçu , natural de Pérola d’ Oeste – Pr, casado , comerciante de profissão . Na vida pública Gessani da Silva ocupou o cargo de Ouvidor Geral do município. Membro atuante na RCC , pregador músico, além de forte atuação junto a grupos de jovens. Vereador eleito em 2008 com 4.092 votos em Foz do Iguaçu. Atualmente é Presidente da Comissão Permanente de Economia, Finanças e Orçamento .
Evandro José da Cruz Araújo tem 36 anos, é casado, professor universitário, Mestre em Administração; Pesquisador; Participa desde 1991 da RCC, foi do Ministério Jovem Estadual, coordenou a Missão Jesus No Litoral e o Ministério Fé e Política do Estado; Foi uma vez vereador e, após, foi eleito Vice-Prefeito de Marialva.
Juraci Luciano da Silva, o “JURA”, tem 42 anos, é casado, pai de dois filhos, Industrial desde a década de 90; Apresentador de TV do programa “Pesca e Prosa”; Conheceu a RCC na comunidade AMI em 1992; Foi do Conselho da RCC de Curitiba; e Trabalhou em Curitiba pela vinda da Rádio e TV Canção Nova e TV século 21.
GESSANI, EVANDRO e JURA, assinaram, perante o Conselho Estadual da RCC/Pr, um TERMO DE COMPROMISSO, no qual concordam com as disposições do Termo Constituição do Conselho de Acompanhamento do Mandato.
Portanto, uma vez aprovado pelo Conselho Estadual da RCC/PR, ratificamos e esclarecemos: no pleito de 2010 acompanharemos os candidatos GESSANI DA SILVA e EVANDRO ARAÚJO para Deputado Estadual e JURA paraDeputado Federal. Sabemos que o Paraná é grande e possui diversas lideranças, que inclusive possam ser candidatos nessas eleições, porém, para este momento pedimos a compreensão e enfatizamos a necessidade de promover a unidade no âmbito da RCC do Paraná, estabelecendo o foco e apoiando os candidatos enviados pela própria RCC: GESSANI na Diocese de Foz do Iguaçu, EVANDRO nas demais Dioceses do Estado do Paraná e JURA em todas as Dioceses do Paraná.
E, para obtermos êxito nesse projeto, é preciso agir de maneira organizada, para isso, construímos o PROJETO SEMENTINHA. Esse projeto visa inserir e multiplicar, de modo simples e democrático, o maior número de pessoas conscientes que apóiem, como agentes multiplicadores, a Missão Fé e Política da RCC/PR. O material de divulgação que você tem recebido é para ser utilizado como uma SEMENTINHA.
Por fim, devemos ter a consciência que “Voto não tem preço, tem conseqüência”. Que todos possamos estar unidos na oração, na contemplação dos Mistérios do Santo Rosário, na leitura orante da Palavra, a “Lectio Divina”, no Jejum, na freqüência assídua aos Sacramentos da Reconciliação e Eucaristia.
Que Nossa Senhora do Rocio nos abençoe e nos proteja com seu manto sagrado!
Fraternalmente,

Luiz César Martins
Coordenador da RCC Paraná

Padre Gabriele Amoth (Exorcista do Vaticano) explica como orar por libertação saiba mais

Um desenvolvimento progressivo Como o avançar do tempo, cada vez mais pessoas vinham até nós, pessoas que não estavam muito próximas de Deus e que precisavam de orações de libertação; nos maiores destes grupos, como o que eu oriento, fixamos ministérios estabilizados de libertação. Atualmente, a oração de libertação encontra-se muito difundida; muitos grupos da Renovação constituíram ministérios de libertação das amarras do Maligno naqueles que costumamos considerar casos menores, quer no acompanhamento do sacerdote exorcista no exercício do seu ministério. Temos também serviços coletivos de libertação.

Que estilo de oração praticamos na libertação?

Antes de mais nada, um estilo de oração comunitária; e isto por dois motivos: um teológico e um pastoral. Não preferimos a oração individual, como se costuma fazer no exorcismo. No exorcismo é o exorcista quem atua; na oração de libertação atua a comunidade. Damos grande valor à realidade de Igreja, vivente em cada comunidade de fiéis que se reúnem em redor de Cristo e invocam o Espírito. Na comunidade dos crentes é Cristo quem atua e continua a libertar os irmãos da presença do inimigo.
Por outro lado, consideramos com segurança que a libertação é função do Corpo Místico de Cristo, que deve eliminar do seu seio as infiltrações do Maligno, lá onde elas se manifestarem; porque qualquer manifestação do Maligno pesa sobre o corpo todo e danifica-o. Eis então a idéia de que a Igreja, a comunidade, e em toda a Igreja.
Há também um motivo pastoral, ou, melhor, teológico: a oração comunitária permite a interação dos vários carismas, que, deste modo, melhor iluminam e tornam mais eficaz a oração. Por outro lado, preserva-nos do perigo de sermos confundidos com magos ou curandeiros, que atuam sempre isoladamente. A interação dos carismas é um motivo pastoral: numa comunidade existem diferentes carismas; como a finalidade é livra-se de um mal, um grupo que tem bons carismas obtém mais facilmente a libertação.

Qual é a composição ideal de um grupo?

Tratando-se de um grupo carismático, nós procuramos antes de mais quem tem o carisma da cura.
Nos primeiros séculos da Igreja, antes que se instituísse o sacramental do exorcizado, eram os carismáticos que libertavam; ou seja, eram todos os cristãos que exerciam os seus carismas. Também hoje existem pessoas que possuem este carisma; são pessoas que vivem no anonimato, mas que têm poder sobre o Maligno.
Nós apercebemo-nos deste fato porque na sua presença, mesmo quando rezam em silêncio e retirados do grupo, o paciente começa a abanar-se todo. A sua presença é suficiente. São pessoas que, por terem este carisma da cura, asseguram a autoridade carismática do grupo. É uma experiência claríssima que já fizemos.
Utilizamos também o profeta em abundância. Quem é o profeta, o profeta bíblico? É um dom de Deus também presente nos nossos grupos. O profeta é quem recebe uma iluminação do Espírito Santo e nos dá indicações bíblicas. Com o avançar da oração, é que ele quem dá indicações que acertam em cheio o alvo; por isso, a oração é sempre guiada. Descobrimos, por exemplo, a origem de uma doença porque no decurso da oração o Senhor intervém sugerindo texto bíblicos adequados ao caso em questão.
Por exemplo, o profeta sugere: “Vamos ler Isaías 4,4 seguido de Ezequiel 8,2”. É criado um clima que nos orienta sobre como devemos agir. A presença do profeta é muito importante; por vezes, durante a oração, o Senhor conforta-nos, convida-nos a insistir, indica-nos a origem do mal.
Quando é possível, também está presente o Sacerdote que assegura a autoridade eclesiástica com o seu poder ministerial. E também há quem interceda; há pessoas que têm o carisma da intercessão. Quando um grupo é composto desta maneira, com a presença de vários carismas, é um grupo ideal para fazer o discernimento e para orientar a oração. Esta torna-se muito eficaz e nós apercebemos-nos da alegria, da paz e da serenidade que acompanham a libertação. É claro que, no discernimento, prestamos atenção ao grupo infetado, à identidade dos espíritos do mal que atuam, no nível em que atuam e os objetivos que os movem.

Qual é a força da oração de libertação?
É uma pergunta que já várias vezes me fiz. A oração de libertação muitas vezes chega a substituir o exorcismo. Aliás, em certos caso não convém fazer o exorcismo, que deve reservar-se para as situações mais graves. Nos casos menores, ao contrário, é preferível a oração de libertação. Exercendo este ministério, reparei na força extraordinária da oração de louvor: liberta uma força poderosíssima. E também reparei na força da Palavra de Deus, sobretudo das palavras de Jesus. Nós baseamo-nos muito nestes dois elementos: a oração e a Palavra.
No exorcismo oficial temos três elementos: a oração, a Palavra, a esconjuração. E, muitas vezes, a conjuração, ou seja, a ordem dirigida ao Maligno é resolutiva. Nos casos mais graves não podemos deixar de nos agarrar a ela, porque é a autoridade da Igreja que intervém.
Na oração da libertação, pelo contrário, a força decisiva é o louvor. É suficiente pensar em alguns casos bíblicos. Durante a batalha contra Amalec, Moisés reza sobre o monte: são os seus braços erguidos em oração que obtêm a vitória.
Jericó era uma cidade bem fortificada; e, no entanto, foi suficiente a oração de louvor a Deus, cantada em redor da cidade, para lhe derrubar as muralhas.
O Segundo Livro das Crônicas informa-nos sobre os israelitas que partiram para o deserto do Tecoa; Josafat colocou os cantores do Senhor, vestidos de paramentos sagrados, à frente dos homens, para que louvassem a Deus dizendo: “Louvai o Senhor porque a sua graça dura para sempre”. Assim que começaram os cânticos de júbilo de louvor, o Senhor preparou uma armadilha contra os inimigos de Israel, que foram derrotados.
A oração é forte, sobretudo no Novo Testamento. Cristo obteve a vitória decisiva sobre o Maligno e a oração de louvor, com esta vitória, reordena o universo perturbado pelo pecado. O Maligno tinha tentado apagar o louvor no céu, arrastando os anjos rebeldes para o inferno. Tentou, depois, interromper o louvor de Adão, o homem que devia fazer-se voz do universo e louvar o Criador.
Agora, cada vez que o inimigo ouve a oração de louvor, escuta a vitória de Cristo vitorioso sobre a morte, sobre o pecado e sobre os demônios. E Satanás sente uma inveja fortíssima, porque agora é o homem quem louva a Deus; no lugar que ele ocupava, agora, está o homem que se une aos Anjos e louva o Senhor. O Maligno sente-se frustrado na sua pessoa e nas suas obras; por isso reage com tanta veemência à oração de louvor.
A oração de intercessão também é muito potente. Constatamos isso no livro dos Atos, quando os Apóstolos estão na prisão e a Igreja reza por eles e se dá a libertação. Do mesmo modo, pouco depois, quando Pedro está preso, a Igreja reza; e Deus envia o anjo para libertar o Seu Apóstolo. Também nas nossas orações, constatamos que o Maligno fica furioso, sobretudo, durante a oração de libertação e, freqüentemente, é durante esta oração que foge.
Sublinho, igualmente, a força de Palavra. Nós não esconjuramos, a não ser que esteja sempre um Sacerdote autorizado; mas atribuímos muita força à Palavra de Deus; experimentamos esta força e usamo-la largamente. Têm especial eficácia as palavras de Jesus e as outras citações bíblicas que nos são sugeridas. A palavra de Jesus derrota o inimigo. Quando fazemos a oração de libertação, pronunciamos lentamente as palavras de Jesus, escolhendo um dos vários episódios em que ele expulsa o demônio.
Trata-se de apresentar de novo a Jesus, de o fazer reviver naquela cena, de introduzir Jesus, o libertador. As palavras de Jesus pronunciadas nesse momento, com a força de Espírito, derrotam o inimigo, que grita e vai-se embora; e vai-se embora também quando é desmascarado por uma indicação bíblica.
Tal como o cântico de louvor, também a Palavra de Deus consola os aflitos, cura os corações dilacerados, cuida das feridas, infunde esperança, faz com que o paciente experimente pessoalmente a presença do seu libertador.
Já falamos da oração de louvor, da palavra de Jesus. Gostaria de acrescentar mais alguma coisa sobre o modo como estruturamos a oração. Existe uma libertação de (ou seja, uma libertação da presença do Maligno; por isso olha-se para ele) e uma libertação para (vantagem de; e, por isso, olha-se para a pessoa). Mais importante do que libertar de, é libertar para. Privilegiamos a libertação para enquanto trabalhamos pela libertação de. Ou seja, interessa-nos mais o irmão perturbado que o inimigo; a atenção vai toda para o irmão. E é por isso que solicitamos a sua colaboração de todas as maneiras. Em vez de expulsar o inimigo, procuramos resgatar-lhe o paciente.
A libertação pode ocorrer de duas maneiras. Imaginemos uma sala sem que esteja presente o Maligno e o paciente. Um método é o de apanhar o Maligno e expulsá-lo dali; se se consegue, o método é bom. Mas também já vimos que é mais fácil um outro método: aquele de agarrar o paciente e levá-lo para outro lugar, fora da sala, onde esteja em segurança. É o método que preferimos, interessa-nos mais o paciente do que o inimigo.
Interessarmo-nos pelo paciente significa estimulá-lo a rezar, solicitar a graça de Deus sobre ele e fortalecê-lo com os sacramentos, ajudá-lo a tomar consciência da sua situação para que saia dela. Vimos que, desta maneira, a libertação é mais fácil, pois transforma-se o homem infestado pelo Maligno num homem capaz de viver com o filho de Deus.

Com efeito, qual é a finalidade do Maligno?

É destruir o homem-cristão, o homem na sua identidade de filho de Deus. Nós, então, temos de o tornar capaz de viver a sua vida filial no Espírito Santo. Por isso, logo de imediato, invocamos sobre ele o Espírito Santo, para que preencha os espaços vazios, para que o corrobore de maneira a que, com a força do Espírito, possa arrepender-se e viver plenamente a proposta de vida cristã na fé, na esperança, na caridade.
Também tem muito peso a fé o amor daqueles que intervêm. Nós pedimos sempre ao Senhor uma grande fé; o nosso ministério exige muita fé; o Evangelho é claro. A nossa força é a fé de quem reza e a caridade para com Deus e para com o próximo.
A fé e a caridade ajudam-me reciprocamente muito bem. São Gregório Magno, falando acerca da pregação, afirmava que ninguém pode exercer este ministério se não tiver caridade para com o próximo. Nós dizemos o mesmo a respeito do ministério da libertação. O espírito maléfico não resiste ao amor; ele, que é fogo, tem medo do fogo do amor. Por isso, nós procuramos amar o doente, amar quem está infestado, para além de nos amarmos uns aos outros no grupo. Se não existe amor não se avança, porque o amor derrota o inimigo.

Fonte: Padre Gabriele Amorth: Livro Exorcistas e Psiquiatras
Shoping Renovar

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mil Vezes
Eu digo
Tu és
o Santo
dos Santos

Mil Vezes
eu proclamo
Tu és
digno de
todo Louvor

Mil vezes
eu clamo
a Ti
meu redentor
Mil vezes
me inclino
pois és
meu Senhor

Mil vezes
eu choro
Tu és
meu consolo

Mil vezes
eu oro
à Ti
meu socoro

Mil vezes...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Duas palavras
Vão além
de muitas
coisas escritas
são como
Duas pessoas
se entrelaçando
numa cumplicidade
mútua diversidade..

APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS

Nós, participantes do 2º Encontro das Comissões Diocesanas em Defesa da Vida (CDDVs), organizado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB e realizado em S. André no dia 03 de julho de 2010, - considerando que, em abril de 2005, no IIº Relatório do Brasil sobre o Tratado de Direitos Civis e Políticos, apresentado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (nº 45) o atual governo comprometeu-se a legalizar o aborto,
- considerando que, em agosto de 2005, o atual governo entregou ao Comitê da ONU para a Eliminação de todas as Formas de Descriminalização contra a Mulher (CEDAW) documento no qual reconhece o aborto como Direito Humano da Mulher,
- considerando que, em setembro de 2005, através da Secretaria Especial de Polítíca das Mulheres, o atual governo apresentou ao Congresso um substitutivo do PL 1135/91, como resultado do trabalho da Comissão Tripartite, no qual é proposta a descriminalização do aborto até o nono mês de gravidez e por qualquer motivo, pois com a eliminação de todos os artigos do Código Penal, que o criminalizam, o aborto, em todos os casos, deixaria de ser crime,
- considerando que, em setembro de 2006, no plano de governo do 2º mandato do atual Presidente, ele reafirma, embora com linguagem velada, o compromisso de legalizar o aborto,
- considerando que, em setembro de 2007, no seu IIIº Congreso, o PT assumiu a descriminalização do aborto e o atendimento de todos os casos no serviço público como programa de partido, sendo o primeiro partido no Brasil a assumir este programa,
- considerando que, em setembro de 2009, o PT puniu os dois deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso por serem contrários à legalização do aborto,
- considerando como, com todas estas decisões a favor do aborto, o PT e o atual governo tornaram-se ativos colaboradores do Imperialismo Demográfico que está sendo imposto em nível mundial por Fundações Internacionais, as quais, sob o falacioso pretexto da defesa dos direitos reprodutivos e sexuais da mulher, e usando o falso rótulo de “aborto - problema de saúde pública”, estão implantando o controle demográfico mundial como moderna estratégia do capitalismo internacional,
- considerando que, em fevereiro de 2010, o IVº Congresso Nacional do PT manifestou apoio incondicional ao 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), decreto nª 7.037/09 de 21 de dezembro de 2009, assinado pelo atual Presidente e pela ministra da Casa Civil, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto, dando assim continuidade e levando às últimas consequências esta política antinatalista de controle populacional, desumana, antisocial e contrária ao verdadeiro progresso do nosso País,
- considerando que este mesmo Congresso aclamou a própria ministra da Casa Civil como candidata oficial do Partido dos Trabalhadores para a Presidência da República,
- considerando enfim que, em junho de 2010, para impedir a investigação das origens do financiamento por parte de organizações internacionais para a legalização e a promoção do aborto no Brasil, o PT e as lideranças partidárias da base aliada boicotaram a criação da CPI do aborto que investigaria o assunto,
RECOMENDAMOS encarecidamente a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras, em consonância com o art. 5º da Constituição Federal, que defende a inviolabilidade da vida humana e, conforme o Pacto de S. José da Costa Rica, desde a concepção, independentemente de sua convicções ideológicas ou religiosas, que, nas próximas eleições, deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalizacão do aborto.
Convidamos, outrossim, a todos para lerem o documento “Votar Bem” aprovado pela 73ª Assembléia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, reunidos em Aparecida no dia 29 de junho de 2010 e verificarem as provas do que acima foi exposto no texto “A Contextualização da Defesa da Vida no Brasil” (http://www.cnbbsul1.org.br/arquivos/defesavidabrasil.pdf), elaborado pelas Comissões em Defesa da Vida das Dioceses de Guarulhos e Taubaté, ligadas à Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB, ambos disponíveis no site desse mesmo Regional.

COMISSÃO EM DEFESA DA VIDA DO REGIONAL SUL 1 DA CNBB
Publicado em 27/08/2010 - 09:56

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amanheceu
consigo ver,
o verdadeiro ser
que habita em mim

Perto do céu
Perto do fim

Longe das máscaras
Longe da falácias

Sem bravatas
ou gravatas

Com olhos inchados
com corpo reclinado

Consigo enxergar,
um filho pródigo
querendo voltar
ao Pai amigo

Ajoelhado,
sendo acalentado
humilhado,
sendo recuperado

Aquele que comeu
com os porcos

Aquele que se perdeu,
vivia com os mortos

Hoje foi perdoado
hoje está consolado
está ao lado
do Pai amado

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Totalmente católicos

Desculpe o pleonasmo do título. A palavra “católico”, em sua origem grega, já significa “totalidade”. Cumprimos o mandato de Jesus Cristo antes de sua volta para a casa do Pai: “Anunciar o Cristo TODO para TODOS” (Mateus, 28). Mas resolvi insistir nesta verdade por dois motivos. Primeiro porque católicos “meia-boca” costumam viver a sua fé pela metade. No Brasil eles se reconhecem como “não-praticantes”. Estes costumam ser os alvos preferidos da pregação de algumas igrejas evangélicas que pretendem encher seus templos. Bem dizia o saudoso bispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider, perguntado em uma entrevista por que a Igreja Católica perde seus fiéis. Sabiamente ele respondeu: - “Engano seu. Os fiéis continuam conosco. Estamos perdendo os infiéis”.
Mas existe outro motivo para optar pelo título “totalmente católicos”. Percebo um movimento muito forte de recuperação da auto-estima dos católicos. É claro que existem os cínicos que torcerão o nariz ao ler o que estou escrevendo. Mas estes estão se tornando infiéis aos poucos e ainda por cima dizem que continuam os mesmos… a igreja é quem mudou. Balela. O Espírito está soprando em nossos irreverentes jovens. É claro que existe muita mensagem difícil de engolir nos novos sermões e canções. Há muito lugar comum e muito padre imitando pastor para recuperar migalhas do rebanho fujão. Não é disso que estou falando. O que percebo é que o Espírito Santo não parou de soprar na Igreja Católica. Ao contrário… há muita coisa bonita acontecendo escondida e infelizmente isso não é devidamente noticiado por nossas emissoras de TV que se dizem católicas. Existem católicos sendo totalmente “evangélicos”… e um pouco mais. Somos do Evangelho. Não podemos dizer que não. Há um movimento bíblico acontecendo desde os antigos círculos bíblicos até as mais discretas comunidades eclesiais de base (CEB’s). Junto a isso existem católicos com suas Bíblias marcadas e surradas lendo e relendo… e mais que isso, estudando e vivendo a Palavra de Deus.Tenho encontrado católicos totalmente “batistas”… e um pouco mais. Eles conseguem redimensionar a vivência do batismo recuperando o catecumenato sem criar um movimento fechado em si mesmo. Seu povo é fiel e estuda muito. Fazem muitos cursos sobre a doutrina cristã e tem seu Catecismo da Igreja Católica marcado e surrado. Sabem dar as razões da sua esperança.
Vejo por onde ando que existem católicos que se reconhecem como “assembléia de Deus”. Sabem que foram convidados, ou melhor, convocados para esta festa. Sabem que não são um povo qualquer. São povo de Deus. Formam comunidade. Conhecem bem seu pároco e o amam como pastor. É gente que participa de pastorais e vai à missa de domingo. Quando entram na igreja se sentem em casa… chamam quem está do lado de “irmão”.
Conheço muito bem os católicos “pentecostais”. Estão na Renovação Carismática e em muitos outros lugares. Muitos vivem esta espiritualidade intimamente. Rezam em línguas estranhas quando lhes falta a palavra conceitual. Não faz mal. Deus entende… e os bons teólogos (como Santo Agostinho) também! Vivem uma dinâmica carismática ao sabor do vento e tentam manter os pés no chão. Os que conseguem se tornam santos e acabam preferindo a oração de contemplação.
Já vi católicos “protestantes”. São profetas que anunciam a justiça social e denunciam toda forma de injustiça. Continuam lendo os livros da Teologia da Libertação, mas reescrevem esta carta em comunhão de Igreja, como convém aos que estão vivos e sabem se reinventar todos os dias. Muitos destes vivem a bela opção solidária e evangélica pelos pobres.
Finalmente existem os católicos da “congregação cristã”. Sou um deles. Congrego na Igreja Católica Apostólica Romana. Dentro dela faço parte de uma grande família: a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Sou congregado sim. Mas existem também os congregados marianos e outros mais. Somos todos deste Sacramento Universal de Comunhão… que é a Igreja Católica… que, aliás, significa Universal! Somos evangélicos, batistas, assembléia de Deus, pentecostais, protestantes, congregação cristã e universal. Somos Católicos do Reino de Deus… e um pouco mais, afinal, temos o Cristo todo para anunciar a todos. Somos discípulos-missionários. Ser católico é ser quase tudo o que os outros cristão são… e um pouco mais!

padrejoaozinho on setembro 2nd, 2010