Rádio Beatitudes

domingo, 13 de julho de 2008

ARTE E CIÊNCIA (Resenha)




Todas as civilizações produziram arte e ciência, desde os seus primórdios, porém com o afloramento das idéias positivistas, a arte foi considerada pouco relevante, para o desenvolvimento do conhecimento e para a evolução do homem, passando a ser algo da área estética, das formas e sentimentos.
A ciência contemporânea busca resgatar o ser humano global, essa busca não valoriza somente o conhecimento cientifico em detrimento dos outros conhecimentos, propõe o reencontro da ciência com o senso comum, porém nos dias atuais é a ciência quem dita as normas para os currículos escolares, é na ciência que os governos mais aplicam investimentos, mas existe a procura por um novo paradigma para a ciência que entenda o homem por um todo, e não dividido em partes e sim maior que a soma das partes, seres humanos integrais dos quais o conhecimento seja construído a partir da integração homem- natureza- formas de saber, por mais diversificadas entre si que possam parecer.
Precisa-se ampliar os limites positivistas, que buscam o conhecimento de maneira fragmentada e especializada, a obra de arte pode ser um objeto facilitador desse resgate, por reunir as múltiplas formas de saber e por não ser apenas um objeto de apreciação estética e sim ser um produto de uma experiência de vida revelada pelo processo de criação do artista e ‘pelo sistema de signo da obra’. Já o espectador da obra a recria, a interpreta.
Portanto arte e ciência devem estar unidas, para ocorrer tal resgate do ser humano global, porque a mesma imaginação criadora que produz arte, produz ciência, desse ponto de vista é importante repensar a formação do professor e do educando, levando em conta a totalidade do ser e de perceber que arte tem uma função tão importante quanto à ciência na educação como área de conhecimento, porque a arte tem como finalidade propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo para a formação de homens mais criativos e críticos.
É necessário conquistar um espaço para a arte dentro da escola, espaço este que após ser recuperado, mostrara-se tão importante quanto qualquer outra matéria.
Conclui-se, portanto, que a arte é tão importante quanto à ciência, e que ambas sempre andaram juntas, desde as primeiras sociedades. E que a ciência é uma arte, e a arte é uma ciência.
As grandes descobertas cientificas ocorreram baseadas em conhecimentos empíricos, conhecimentos estes que, o positivismo deixou de lado, juntamente com as artes, em detrimento da ciência.As ciências exatas, ainda hoje são consideradas mais importantes que as artes, porém há um movimento de resgate da arte não como “fazeção”, mas sim como conhecimento na escola. E esse conhecimento deve vir de uma integração, entre homem- natureza- formas de saber, esse tripé deve formar o homem integral, atuante na sociedade, um novo homem, consciente, correto e critico, deve transformar, pois toda a obra de arte, propicia uma metamorfose, tanto artista que a cria, como no espectador que a recria.


(Luzia Escongisk)

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