“A educação deve proporcionar ao educando meios necesários para entender o mundo em que se vive e o momento historico em que esta situado e fornecer-lhes armas para poder defeder –se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a tratá-lo como um ser passivo e manipulável.”
-Barros-
Nesse texto, Barros nos fala quais sãos principais objetivos e a atual conjuntura da educação em nossa sociedade, além de fazer um resgate histórico e ideológico sobre o assunto. Segundo Barros a educação não objetiva apenas ensinar a ler palavras, e sim ensinar a ler o mundo em que vivemos. O dever da educação é formar um leitor/cidadão, consciente e crítico, um cidadão que não se deixe alienar, que saiba reciclar as informações que recebe, e discernir entre o que é nocivo e o que é bom para si e para a sociedade onde está inserido. Embora percebamos, que a educação muitas vezes não faz o seu papel como deveria, pois em vários períodos da história tem- se relatos de que a educação foi usada para manipular as pessoas, para moldar o cidadão, conforme o sistema vigente, em determinados países e épocas, como por exemplo, no período da ditadura brasileira, era proibido falar sobre certos assuntos e personagens importantes de nossa história, ou no período nazista na Alemanha em que as crianças eram ensinadas a espionar os pais. Barros tambem nos mostra o ponto de vista sobre educação, de vários autores importantes como Ortega, Cousin, Kant, Rosseau e até algumas concepeções platônicas, o que nos permite entender quais são os fundamentos da educação, quais são seu meios e objetivos, que esses fins podem variar, de sociedade para sociedade, de época para época.
(Luzia Escongisk)
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