2.1. OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse e a curiosidade, para assim tornar mais significativa à assimilação dos alunos para um processo de aprendizagem.
2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Conhecer e identificar as cores e suas misturas (composição);
Identificar as cores como elementos da linguagem visual;
Reconhecer a importância das Artes Visuais na vida dos indivíduos;
1- JUSTIFICATIVA
Justifica-se o presente projeto pela necessidade de oferecer ao educando o contato com as cores, para que conheça e tenha experiência, permitindo um desenvolvimento da percepção visual, oral e escrita.
Acredita-se que esse projeto venha proporcionar ao educando de modo interessante criativo e que ele entenda a importância das cores nas nossas vidas, e para que o aluno tenha uma iniciação sobre a Teoria das Cores.
4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Read (2001- Educação pela Arte, pg. 24-25) Na experiência estética, penetramos intuitivamente na natureza da cor, apreciamos sua profundidade, seu calor ou sua tonalidade suas tonalidades objetivas e passamos a identificar essas qualidades com nossas emoções.
A cor é simplesmente a reação da forma de um objeto aos raios de luz por meio das quais nós a percebemos. A cor é o aspecto superficial da forma. Entretanto, a cor tem um papel muito importante a desempenhar na arte, pois tem um efeito muito direto em nossos sentidos. A gama das cores poderá corresponder à gama d nossas emoções; vermelho corresponderia à raiva, o amarelo a alegria, o azul a expectativa, e assim por diante.
Ao considerar uso da cor na obra de arte deve-se lembrar de dois fatos: primeiro que o instrumento usado para o registro, isto é, o olho humano e o sistema nervoso com que ele se comunica varia em eficiência de um individuo para outro. Segundo fato é que ao usar a cor para representar um objeto.
Bertello (2005 Palavra em Ação 3 ed.) De acordo com Bertello a cor expressa seu ritmo, seu movimento cientificamente. O primeiro a estudar a cor foi Isaac Newton, analisando o aspecto solar (luz solar) por meio de um prisma. Foi ele quem sugeriu a roda, estrela ou disco de cores.
Valo (2001- Artes Pranchas de Linguagem Visual, pg. 32) Conforme Vello a luz do sol é constituída pó varias cores. Podemos observá-lo quando se forma o arco-íris e a luz branca do sol aparece decomposta em cores. É por causa desse fenômeno que enxergamos os objetos e as cores. Os objetos refletem os raios luminosos que atingem nossa retina nos permitindo vê-los.
5. DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO
A aplicação do projeto será no Colégio Estadual Santa Catarina, na cidade de Coronel Domingos Soares, no Estado do Paraná, com educandos da quinta série, com o tema “As Cores”. Utilizando materiais concretos como tinta guache, nanquim, lápis de cor giz de cera, etc e técnicas mistas nanquim com giz de cera, utilizando-se tinta guache para trabalhar as cores primárias e secundarias.
6. RECURSOS DIDÁTICOS
-balão
-água
-palitos
-rádio
-EVA
-TNT
-giz de cera
-nanquim
-data-show
-computador
-tinta guache
-pinceis
-folhas sulfites
-aparelho de som
-CD
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será durante a aplicação do projeto, onde será observada a participação, interação e criatividade nas atividades propostas.
9. BIBLIOGRAFIA
Bertello, Maria Augusta e Saliba, Marco. Minimanual de Pesquisa- Arte- 3 edição, 2005 Ed. Claranto, Minas Gerais.
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: arte- 3 edições. Brasília, 2001.
Read, Herbert. A Educação pela Arte-Martins Fontes, 2001. São Paulo.
Vello, Valdemar. Artes, pranchas de linguagem visual. Editora Scipione. 1 edição. 1948- São Paulo.
Acadêmicas: Alana, Claudete, Ednise, Eliane, Luiza, Marinês
Nenhum comentário:
Postar um comentário