A arte dita "burguesa" foi institucionalizada durante o século XVII, tendo como precedentes as artes normatizadas pela nobreza (ver: Rococó) e clero ( ver: Idade Média, Renascimento e Barroco).
A burguesia, até então, obrigada a pagar altos impostos a nobreza, passoua ser a classe dominante mediante a revolução e inspirada pelos iluministas, necessitava de meios para legitimar-se, um destes meios foi a arte e o apoio das universidades.
Mudou-se o conceito de arte. Os burgueses passaram a diferenciar a arte das outras formas de trabalho, caracterizando como Belas- Artes a escultura, gravura, desenho e principalmente pintura. As Belas- Artes seria atividades específicas diferentes do trabalho comum, este tornou-se alienado e mecanizado, visto que a Arte produziria o "ritmo vital", desenvolvendo o conjunto de sentimentos,chamado sinestesia, que torna o homem consciente; o artesão passa a ser artista, passa a responder o mundo através da obra de arte, pois esta é única.
A Arte Burguesa retoma os padrões clássicos de representação inspirados no Renascimento e na Arte Greco-Romana, priorizando o domínio da técnica artesnal e de representação e o enquadramento nas tendências de representação que foram os períodos do Neoclássico , do Romantismo e do Realismo, tendo como principal função representar as coisas do mundo; a obra de arte funcionava como registro histórico e também como um modo de autocompreensão da sociedade. Havia uma maior liberdade ao artista enquanto criador, embora fosse uma liberdade de temática e não de técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário