Rádio Beatitudes

quinta-feira, 11 de março de 2010

Professores???

É de se pressupor que ao fazer uma faculdade com o título de "Licenciatura Plena" o índividuo esteja apto, para ser professor. E também que essa faculdade habilite tal índividuo, não só, de conhecimento sobre a disciplina que ira ministrar, mas também que ele tenha uma formação humana,  através de matérias como: Psicologia, Sociologia, Filosofia, etc.
Esse professor não é apenas o "detentor" do conhecimento, seu compromisso não é apenas passar conteúdos, vai muito além, ele tem que se comprometer com a formação integral da criança ou do adolescente, passado além de conteúdos, valores, ética, respeito, liderança, cooperação, e principalmente afeto, AMOR.
Sim, a Educação, como nos Diz Gabriel Chalita, é um ato de afeto, de amor, pois sem amor, somos como sinos que soam em vão, nada somos sem amor (Paulo de Tarso) e ouso acrescentar por minha conta, se nada somos como poderemos ensinar os outros a ser? Se você é professor e não ama sua profissão, seus educandos, por favor, faça qualquer outra coisa menos" dê aulas", pois não é só  você o prejudicado, pelo contrário, você prejudica uma geração ou mais que passarem por tuas mãos.
Escrevi esse post, para desabafar, caro leitor, sei que tem erros de concôrdancia, as idéias até estão desconexas, existem erros de português, mas o que eu quero expor é algo que aconteceu com uma pessoa próxima a mim e que eu sei que acontece com muitos outros, por ouvir dizer e por presenciar em sala de aula nos meus tempos de "aluna" ( aluno= do latim ser sem luz própria).
Meu irmão, reprovou uma vez na quinta série, e duas na sétima, sempre foi muito bagunçeiro, numa linguagem psicologica "hiperativo", conversava muito, enfim "tocava o terror" na escola, tinha amigos não muito aconselháveis, e para fazer parte do grupo ele juntava o útil ao agradavel (rsrsrs) bagunçava mesmo, gazeava aula, não fazia as atividades, não gostava de estudar, fazia de tudo para não ir na escola, etc, outro problema foi que ele estudou na mesma escola que eu, e sempre os professores nos comparavam  "- Como que pode você ser assim? Tua irma não era" "-Você nem parece irmão da Luzia, ela tão comportada, você tão bagunçeiro, ela tão inteligente sempre tirando as melhores notas, aluna destaque, blá blá blá, e você sempre com notas ruins" Só faltavam chamar ele de "burro" explicitamente, preciso antecipadamente explicar que ele é o triplo mais inteligente do que eu, pega as coisas na hora, já eu tem que ser muito bem explicado e depois estudado e revisto umas dez vezes (rsrs),  todos esse problemas gerou uma rebeldia sem limites nele, não só na escola, mas em casa também, (não só na  escola nos comparavam, a familía também) tirava notas ruins por querer, por rebeldia, queria ser reconhecido apenas como André Escongisk  e não como o irmão da Luzia Escongisk, tentava impor sua personalidade assim, de maneira errada como sempre disse a ele, mas nunca forcei nada apenas falava que ele tinha que mudar se quisesse se afirmar e ser reconhecido e rezava, rezava muito.
No fim do ano passado, depois de reprovar pelo segundo ano consecutivo na sétima série, minha mãe se recusou a fazer a matrícula dele, coisa que sempre ela fazia e obrigava -o a ir na aula, em 2009 a situação se inverteu, ele queria ir estudar e minha mãe não fez a matrícula e me proibiu de fazer, mas  meu irmão muito insistiu, disse que percebeu a importâcia do estudo, que esse ano ELE QUERIA ESTUDAR, ELE IRIA MUDAR, fazer as coisas certas, não desmerecendo minha, mas, só eu considerei o pedido dele, falei que ia acreditar na palavra dele, faria a matricula apenas por saber que teria resultado, apenas por conhecer o potencial dele.........
E devo afirmar que não me desapontou, este ano não gazeou aulas, no caderno tudo está respondido, trabalhos feitos com capricho, etc.
O problema é que devido aos anos anteriores com histórico de mal comportamento ele ficou "marcado" por alguns pseudo-educadores do colégio, e esses individuos com faculdade "Licenciatura Plena" habilitados para dar aulas e resolver conflitos na escola, resolveram que meu irmão é incapaz, que essa "mudança" é só nos primeiros dias de aula, é fingimento. Resultado: mesmo quando meu irmão está quieto no canto dele, e a turma fazendo bagunça, que é chamado na secretaria, para ser chingado? Meu irmão. Quem é estereotipado? Meu Irmão. Teve uma professora que falou : "Quem que você pensa que é faz 'dez anos' que está no ensino Fundamental, você pensa que vai sair tão cedo? VocÊ nunca mais sai da escola. Vem só incomodar aqui na escola......." e por ai vai........
Você, mesmo que seja leigo em educação, acha isso atitude PEDAGÓGICA de PROFESSOR??
Um educando que está tentando melhorar, é muito prejudicado com atitudes dessas, como fica a auto-estima do adolescente, ser humilhado assim em frente dos colegas, e não de vez em quando, mas toda a vez que a referida professora entra na sala, não adiantou nem eu conversar com ela, continuou  com a mesma atitude, grosseira, preconceituosa, arrogante, e acima de tudo destruidora de sonhos, destruidora de vida ......ainda mais cheia de razão.....
O que me preocupa é que não é só meu irmão, são inumeros outros jovens que são julgados e humilhados na escola, por sua condição financeira, por sua origem ou por seu passado..... Acaso as  pessoas não tem o direito de mudar? Que professores  são esses que trabalham em nossas escolas? Que professores saem de nossas Universidades? Professores?? Na verdade o comportamento deles é muito diferente da teoria que eu aprendi e aprendo na minha faculdade, pois, afinal este ano me formo nun curso de Licenciatura Plena e espero realmente ser plenamente professora, espero ter uma relação plena com meus educandos, espero respeito, mas primeiramente eu respeitrei a individualidade, a exentricidade, o direito do meu educando.
Agora meu irmão mudou de escola e de município, faz apenas uma semana, está gostando muito da nova escola e dos professores, sente-se respeitado, sente-se um educando, não um simples ser que precisa receber luz para depois refletir. Está estudando no Colégio Santa Barbara, em Bituruna- PR. Fiquei triste, pois não o verei todos os dias, mas, por outro lado sinto me feliz por ele que vai começar uma vida nova e vai cicatrizar as feridas, tão jovem e com tantos machucados.....No colégio Santa Barbara ele não vai ser o meu irmão, e sim o André Escongisk que tanto sonhou ser!!!!

Boa sorte e Deus te abençoe maninho!!!!
Por favor, caro leitor, faça uma prece à Deus por André Escongisk. Obrigada!

Nenhum comentário: