Rádio Beatitudes

terça-feira, 15 de maio de 2012


Esta parte do presente estudo visa, elaborar possibilidades, para que a problemática da Arte nos anos 1960, seja abordado em sala de aula, de forma simples, eficaz e dinâmica, apartir da apresentação de aulguns planos de ensino, para serem postos em prática. No entanto estes planos não foram trabalhados em classe, pois este não é o foco central da presente pesquisa, e sim o principal objetivo desta pesquisa foi adquirir conhecimento teórico sobre tal período, atuando como subsídio para quem está em sala de aula, alguns dos presentes estudos foram aplicados em regências de estágio, mas sem compromisso com o resultado da pesquisa. Segue abaixo algumas sugestões de como trabalhar, a arte nos anos 1960 para educandos do Ensino médio.

_____________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: Lygia Clark

Justificativa

Faz-se necessário que o educando seja capaz de compreender  a arte de fato, por isso, será utilizada a obra de Lygia Clark. Para que seja feito o questionamento do Belo e das possibilidades da pessoas enquanto criador e criatura da Arte. É necessário que o educando seja capaz de saber que ele é um ser criador e que ele passe a respeitar os artistas como seres criadores, pois ao apresentar trabalhos de artista modernos, a primeira expressão que se ouve é: “-Isso eu também faço!”, ou “-Que coisa feia!”.

Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico

A primeira aula se constituirá de uma abordagem teórica sobre a vida e de Lygia Clark, e  o questinonamento de o que a artista propunha com sua obra “Os Bichos”, seguido da  resolução de dúvidas, visualização de algumas de suas operações artísticas e  proposição da atividade prática, que se constiruirá em apartir da obra de Lygia, os alunos pensarem o que são os bichos dos nossos tempos, e partir disso construir uma obra, em desenho ou escultura. Na segunda aula eles elaborarão as suas obras de arte, expondo para a turma.
Recursos didáticos

Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de cor, tinta, pincéis, arame, argila, papelão, e demais materiais trazidos pelos alunos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: Adoração-Nelson Leiner

Justificativa

O que nós adoramos e nossos dias? Quais artistas?Quais marcas? Quais nossos ideais? Por meio da obra Adoração de Nelson Leiner, pretende-se questionar o educandos sobre o que eles mais gostam, e apartir disso, levá-los a  pensarem se gostal de tal coisa ou tal artista, por que se identificam, por que está na moda, etc.

Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico

A primeira aula se constituirá de uma abordagem teórica sobre a vida e de Lygia Clark, e  o questinonamento de o que o artista propunha com sua obra “Adoração”, seguido da  resolução de dúvidas, visualização de algumas de suas operações artísticas e  proposição da atividade prática. Na aula seguinte,  eles devem elaborar uma instalação na escola, intitulada “Adoração”, onde eles trarão objetos, fotos, músicas, enfim objetos da adoração de cada um que será organizado com uma estética adequada, cada aluno poderá trazer dois objetos e uma música.
Recursos didáticos

Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de cor, tinta, pincéis, imagens, tecidos,  arame, papelão, aparelho de som, cd,  e demais materiais trazidos pelos alunos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 3
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: Não Entre à Esquerda

Justificativa

Nos anos 1960, esta era a ordem maior, apartir disto propõe-se a trabalhar as proibições de nossos dias, o que pode e o que não pode nos dias atuais.

Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico

Primeiramente, será trabalhado a vida e obra de Mauricio Nogueira Lima e o contexto em que a obra “Não entre a Esquerda” foi elaborada, será falado sobre a intervenção direta e indireta da Ditadura militar na produção artística dos anos 1960, e as consequências que essa obra trouxe ao artista. Na segunda aula cada educando fará um cartaz, onde trará as sanções a que é submetido pela escola, familia, sociedade e autoridades, e outro sobre as proibições que ele acharia que seriam necessárias, mas não são feitas.
Recursos didáticos

Tv pen-drive, cartolina, lápis de cor, tinta, pincéis, cola, E.V.A, imagens, e demais materiais trazidos pelos alunos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

_________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 4
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: Movimento Neoconcreto

Justificativa

Faz-se necessário que os educandos tenham conhecimento da arte abstrata brasileira, pois nas escolas muito se fala nos abstracionismo promovido por Picasso entre outros artistas estrangeiros, e a nossa arte é deixada de lado. Sendo isto um erro, pois o Movimento Neoconcreto, não foi apenas uma cópia dos abstracionismo europeu. O Neoconcretismo foi referência em arte no mundo todo nas décadas de 1950 e 1960, é valorizado no mundo todo, menos no Brasil.

Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico

Será trabalhado o contexto histórico do Neoconcretismo, o que foi, como e por que surgiu, principais artistas. Em seguida a turma será divida em grupos e cada grupo ficara com um artista para fazer uma pesquisa bibliográfica e após isso uma plástica embasada no artista escolhido. Os artistas serão: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ligia Pape, Waldemar Cordeiro, Max Bill, Amilcar de Castro.
Recursos didáticos

Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de cor, tinta, pincéis, arame, argila, papelão, livros, computadores, tecido, cola, tesoura e demais materiais trazidos pelos alunos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

_________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 5
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: Concretismo em versos, linhas e cor

Justificativa

Através desta aula pretende-se trabalhar a interdisciplinariedade, entre artes e português, visto que o concretismo, não foi um movimento isolado nas artes. Assim como o Concretismo que vinha com o objetivo de questionar os padrões estabelcidos na arte a poesia também queriam questionar a poesia da época, que segundo eles não estava de acordo com a evolução pela qual a sociedade vinha passando.

Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico

Falar sobre a produção poética da época, e dividir a turma em grupos, e cada grupo pedir que pesquise sobre os escritos de alguns poetas, serão estes Ferreira Gullar, Décio , Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Embasados nestes poetas, será solicitado que cada um escreva seu poema concreto, após escrever será solicitado que cada um faça um cartaz ou algo similar para expor seu poema.
Recursos didáticos

Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de cor, tinta, pincéis, cola, fita dupla face,papelão, computador, tesoura, e demais materiais trazidos pelos alunos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

_________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
Titulo:  Hélio Oiticica

Justificativa:

Pretende-se com esse trabalho iniciar o adolescente na Arte Contemporânea Brasileira, utilizando para isso a obra de Hélio Oiticica, de uma forma divertida e bastante prática, visto que o tema Arte Contemporânea é trabalhado nas escolas, mas sem a devida compreensão dos alunos. O professor ouve frequentemente frases como “- Ah! Isso até eu faço!” “Que coisa feia!”, entre outras expressões pejorativas quanto a Arte Contemporânea

Conteúdos:
Biografia de Hélio Oiticica (quem foi e qual a importância de Oiticica para a Arte Brasileira);
Parangolés
Objetivos
Objetivo Geral:

Conhecer as vertentes da Arte Contemporânea Brasileira

Objetivo específico:

Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano



Desenvolvimento Metodológico
Será feito, primeiramente, uma abordagem teórica falando sobre a vida do artista, contextualizando sua produção artística com a conjuntura social e política em que suas obras foram produzidas, numa primeira aula. Nas aulas seguintes serão feitas uma explicação sobre cada uma de suas principais produções artísticas, e em seguida será pedido ao alunos que confecionem, estas obras, ficando a critério do professor se é leitura ou releitura das mesmas.

Recursos Didáticos
Cola, tecido, papel, tesoura, E.V. A, crepom, plástico, tinta, pincél, papelão,fita, linha, e demais materias alternativos.

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

 _______________________________________________________________________

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 7
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO: ARTE
SÉRIE: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:

TITULO: PERFORMANC ART
Justificativa:
Justifica-se a presente aula, devido a importância  da Performanc, no campo das Artes Visuais dos anos 1960, até nossos dias, pois percebe-se que este assunto é pouco abordado em sala de aula, visto que esta expressão artística é um pouco divulgada e conhecida em nossa região.
A performance pode ser uma maneira de sensibilizar o educando para a arte, bem como para a sociaedade na qual este se insere, tratando da vida útil do corpo, que tem ínicio e fim, com um roteiro que está predefinido,  mas que nem sempre é seguido.

Conteúdos
O que é Performanc Art? Quem é o performer?
Surgimento da Performanc Art;
Diferença  entre Performanc e teatro;
 Diferença entre  performer e ator;
Principais artistas no mundo;
Antônio Manuel e Flávio de Carvalho;
Elaboração de um roteiro de permance.


Objetivos

Obejtivo geral
-conhecer as vertentes da Arte Contemporânea

Objetivos específicos
Sensibilizar o educando para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte contemporânea
Explorar cores e materiais alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano

Desenvolvimento metodológico

A primeira aula se constituirá de uma abordagem teórica sobre performance, resolução de dúvidas, visualização de performances (vídeos e imagens), e proposição da atividade. Na segunda aula será concluida a montagem do roteiro para a performance, sem a  necessidade de escrevernada, apenas por meio do diálogo, e apresentação da mesma.

Recursos didáticos

Tv pen-drive, câmera digital, e materias alternativos a serem escolhidos pelos alunos

Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.

Nenhum comentário: