Esta parte do presente estudo visa,
elaborar possibilidades, para que a problemática da Arte nos anos 1960, seja
abordado em sala de aula, de forma simples, eficaz e dinâmica, apartir da
apresentação de aulguns planos de ensino, para serem postos em prática. No entanto
estes planos não foram trabalhados em classe, pois este não é o foco central da
presente pesquisa, e sim o principal objetivo desta pesquisa foi adquirir
conhecimento teórico sobre tal período, atuando como subsídio para quem está em
sala de aula, alguns dos presentes estudos foram aplicados em regências de
estágio, mas sem compromisso com o resultado da pesquisa. Segue abaixo algumas
sugestões de como trabalhar, a arte nos anos 1960 para educandos do Ensino
médio.
_____________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 1
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
Lygia Clark
Justificativa
Faz-se necessário que o educando seja
capaz de compreender a arte de fato, por
isso, será utilizada a obra de Lygia Clark. Para que seja feito o questionamento
do Belo e das possibilidades da pessoas enquanto criador e criatura da Arte. É
necessário que o educando seja capaz de saber que ele é um ser criador e que
ele passe a respeitar os artistas como seres criadores, pois ao apresentar
trabalhos de artista modernos, a primeira expressão que se ouve é: “-Isso eu
também faço!”, ou “-Que coisa feia!”.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando
para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
A primeira aula se constituirá de uma
abordagem teórica sobre a vida e de Lygia Clark, e o questinonamento de o que a artista propunha
com sua obra “Os Bichos”, seguido da
resolução de dúvidas, visualização de algumas de suas operações
artísticas e proposição da atividade
prática, que se constiruirá em apartir da obra de Lygia, os alunos pensarem o
que são os bichos dos nossos tempos, e partir disso construir uma obra, em
desenho ou escultura. Na segunda aula eles elaborarão as suas obras de arte,
expondo para a turma.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de
cor, tinta, pincéis, arame, argila, papelão, e demais materiais trazidos pelos
alunos.
Avaliação
A avaliação acontecerá
mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela
turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.
________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 2
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
Adoração-Nelson
Leiner
Justificativa
O que nós adoramos e
nossos dias? Quais artistas?Quais marcas? Quais nossos ideais? Por meio da obra
Adoração de Nelson Leiner, pretende-se questionar o educandos sobre o que eles
mais gostam, e apartir disso, levá-los a
pensarem se gostal de tal coisa ou tal artista, por que se identificam,
por que está na moda, etc.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando
para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
A primeira aula se constituirá de uma
abordagem teórica sobre a vida e de Lygia Clark, e o questinonamento de o que o artista propunha
com sua obra “Adoração”, seguido da
resolução de dúvidas, visualização de algumas de suas operações
artísticas e proposição da atividade
prática. Na aula seguinte, eles devem
elaborar uma instalação na escola, intitulada “Adoração”, onde eles trarão
objetos, fotos, músicas, enfim objetos da adoração de cada um que será
organizado com uma estética adequada, cada aluno poderá trazer dois objetos e
uma música.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de
cor, tinta, pincéis, imagens, tecidos,
arame, papelão, aparelho de som, cd,
e demais materiais trazidos pelos alunos.
Avaliação
A avaliação acontecerá
mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela
turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.
________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 3
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
Não Entre à Esquerda
Justificativa
Nos anos 1960, esta era a ordem maior,
apartir disto propõe-se a trabalhar as proibições de nossos dias, o que pode e
o que não pode nos dias atuais.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando
para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
Primeiramente, será trabalhado a vida
e obra de Mauricio Nogueira Lima e o contexto em que a obra “Não entre a
Esquerda” foi elaborada, será falado sobre a intervenção direta e indireta da
Ditadura militar na produção artística dos anos 1960, e as consequências que
essa obra trouxe ao artista. Na segunda aula cada educando fará um cartaz, onde
trará as sanções a que é submetido pela escola, familia, sociedade e
autoridades, e outro sobre as proibições que ele acharia que seriam
necessárias, mas não são feitas.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, cartolina, lápis de cor,
tinta, pincéis, cola, E.V.A, imagens, e demais materiais trazidos pelos alunos.
Avaliação
A avaliação acontecerá
mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela
turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.
_________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 4
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
Movimento Neoconcreto
Justificativa
Faz-se necessário que os educandos
tenham conhecimento da arte abstrata brasileira, pois nas escolas muito se fala
nos abstracionismo promovido por Picasso entre outros artistas estrangeiros, e
a nossa arte é deixada de lado. Sendo isto um erro, pois o Movimento
Neoconcreto, não foi apenas uma cópia dos abstracionismo europeu. O
Neoconcretismo foi referência em arte no mundo todo nas décadas de 1950 e 1960,
é valorizado no mundo todo, menos no Brasil.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando para
a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
Será trabalhado o contexto histórico
do Neoconcretismo, o que foi, como e por que surgiu, principais artistas. Em
seguida a turma será divida em grupos e cada grupo ficara com um artista para
fazer uma pesquisa bibliográfica e após isso uma plástica embasada no artista
escolhido. Os artistas serão: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ligia Pape, Waldemar
Cordeiro, Max Bill, Amilcar de Castro.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de
cor, tinta, pincéis, arame, argila, papelão, livros, computadores, tecido,
cola, tesoura e demais materiais trazidos pelos alunos.
Avaliação
A avaliação acontecerá
mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela
turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.
_________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 5
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
Concretismo em
versos, linhas e cor
Justificativa
Através desta aula pretende-se
trabalhar a interdisciplinariedade, entre artes e português, visto que o
concretismo, não foi um movimento isolado nas artes. Assim como o Concretismo
que vinha com o objetivo de questionar os padrões estabelcidos na arte a poesia
também queriam questionar a poesia da época, que segundo eles não estava de acordo
com a evolução pela qual a sociedade vinha passando.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando
para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
Falar sobre a produção
poética da época, e dividir a turma em grupos, e cada grupo pedir que pesquise
sobre os escritos de alguns poetas, serão estes Ferreira Gullar, Décio , Haroldo de Campos e Augusto
de Campos. Embasados nestes poetas, será solicitado que cada um escreva
seu poema concreto, após escrever será solicitado que cada um faça um cartaz ou
algo similar para expor seu poema.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, folha sulfite, lápis de
cor, tinta, pincéis, cola, fita dupla face,papelão, computador, tesoura, e
demais materiais trazidos pelos alunos.
Avaliação
A avaliação acontecerá
mediante a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela
turma, além de uma auto-avaliação de cada aluno.
_________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 6
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 3º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
Titulo: Hélio
Oiticica
Justificativa:
Pretende-se com esse
trabalho iniciar o adolescente na Arte Contemporânea Brasileira, utilizando
para isso a obra de Hélio Oiticica, de uma forma divertida e bastante prática,
visto que o tema Arte Contemporânea é trabalhado nas escolas, mas sem a devida
compreensão dos alunos. O professor ouve frequentemente frases como “- Ah! Isso
até eu faço!” “Que coisa feia!”, entre outras expressões pejorativas quanto a
Arte Contemporânea
Conteúdos:
Biografia de Hélio
Oiticica (quem foi e qual a importância de Oiticica para a Arte Brasileira);
Parangolés
Objetivos
Objetivo
Geral:
Conhecer as vertentes da Arte
Contemporânea Brasileira
Objetivo
específico:
Sensibilizar o educando para a arte e
sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em arte
contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir a obra e
vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento
Metodológico
Será feito, primeiramente,
uma abordagem teórica falando sobre a vida do artista, contextualizando sua
produção artística com a conjuntura social e política em que suas obras foram
produzidas, numa primeira aula. Nas aulas seguintes serão feitas uma explicação
sobre cada uma de suas principais produções artísticas, e em seguida será
pedido ao alunos que confecionem, estas obras, ficando a critério do professor
se é leitura ou releitura das mesmas.
Recursos
Didáticos
Cola, tecido, papel, tesoura, E.V. A,
crepom, plástico, tinta, pincél, papelão,fita, linha, e demais materias
alternativos.
Avaliação
A avaliação acontecerá mediante a
conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma, além
de uma auto-avaliação de cada aluno.
_______________________________________________________________________
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE 7
COLÉGIO:
PROFESSOR (A):
ÁREA DO CONHECIMENTO:
ARTE
SÉRIE: 3º ANO DO ENSINO
MÉDIO
HORAS-AULA: 2
PERÍODO:
TITULO:
PERFORMANC ART
Justificativa:
Justifica-se a presente
aula, devido a importância da
Performanc, no campo das Artes Visuais dos anos 1960, até nossos dias, pois
percebe-se que este assunto é pouco abordado em sala de aula, visto que esta
expressão artística é um pouco divulgada e conhecida em nossa região.
A performance pode ser uma
maneira de sensibilizar o educando para a arte, bem como para a sociaedade na
qual este se insere, tratando da vida útil do corpo, que tem ínicio e fim, com
um roteiro que está predefinido, mas que
nem sempre é seguido.
Conteúdos
O que é Performanc Art? Quem
é o performer?
Surgimento da Performanc
Art;
Diferença entre Performanc e teatro;
Diferença entre performer e ator;
Principais artistas no
mundo;
Antônio Manuel e Flávio de
Carvalho;
Elaboração de um roteiro
de permance.
Objetivos
Obejtivo
geral
-conhecer as vertentes da
Arte Contemporânea
Objetivos
específicos
Sensibilizar o educando
para a arte e sua diversidade de pesquisas
Construir conhecimentos em
arte contemporânea
Explorar cores e materiais
alternativos disponíveis no dia-a-dia
Contextualizar e discutir
a obra e vida do artista e o seu próprio cotidiano
Desenvolvimento metodológico
A primeira aula se constituirá de uma
abordagem teórica sobre performance, resolução de dúvidas, visualização de
performances (vídeos e imagens), e proposição da atividade. Na segunda aula
será concluida a montagem do roteiro para a performance, sem a necessidade de escrevernada, apenas por meio
do diálogo, e apresentação da mesma.
Recursos didáticos
Tv pen-drive, câmera digital, e
materias alternativos a serem escolhidos pelos alunos
Avaliação
A avaliação acontecerá mediante
a conclusão e exposição do trabalho prático, para ser apreciado pela turma,
além de uma auto-avaliação de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário