Rádio Beatitudes

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Igreja Universal, Internacional, Mundial

Padre Joãozinho, scj
''Se você tem o hábito de zapear pelos canais de TV, já percebeu a onipresença destas três Igrejas: UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, INTERNACIONAL DA GRAÇA e MUNDIAL DO PODER DE DEUS. Parece que as três nasceram mais ou menos da mesma origem. Chama a atenção o desejo de serem “católicas”, no sentido etimológico do termo, ou seja, “universais”. De fato, do meu ponto de vista, a Igreja Universal retomou os elementos que a Igreja Católica procurou purificar do Catolicismo Popular, que por centenas de anos foi hegemônico no Brasil. Valoriza os sinais sensíveis, contra a purificação sacramental tipicamente protestante. A Teologia da Prosperidade é explicitamente pregada e vivida. Apesar de ter como lema: JESUS É O SENHOR, os pastores desta Igreja normalmente se atem a relatos do Antigo Testamento. Há muitos pastores. Quase todos cópias infiéis do fundador. Nenhum consegue repetir o carisma magnético de Edir Macedo. A prima desta Igreja é a INTERNACIONAL. É a Igreja do R.R.SOARES. Pessoa simpática e culta, de fala fácil e oratória exemplar. Na sua Igreja existe a cura, porém a ênfase está na pregação. Há poucos pastores. Nenhum chega perto do carisma do Missionário Soares. Recentemente surgiu com força total a IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS. Parece que o pastor que a fundou, o Apóstolo Valdemiro, é egresso da Universal. Ele critica o excesso de exorcismos da Universal e os exagerados pedidos de dinheiro. Para ele o principal é o milagre. Tem uma pregação popular, caindo algumas vezes para o banal. Usa o humor unido à formula de cura já consagrada pelo velho Davi Miranda na sua “Deus é Amor”. Da mesma maneira que nas anteriores o dono da “franquia religiosa” tem muito mais carisma que seus franquiados. Não aparecem pastores que tenham o mesmo impacto midiático. Ninguém ainda criou uma IGREJA MUNICIPAL DO AMOR DE DEUS. Por que será?''


Este é um texto do Padre Joãozinho, disponivel  em:  http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2010/01/18/igreja-universal-internacional-mundial/  
abaixo segue o comentario de um leitor, que achei muito interessante e bem elaborado.
 
''Os pastores neopentecostais principalmente atacam com uma ferocidade a Igreja Católica, mas no fundo todos gostariam de ser como ela.
Nossa família é feita de todas as raças. Nós somos jovens e velhos. Ricos e pobres, homens e mulheres. Pecadores e santos.
Nossa família se difundiu pelos séculos e pelo mundo.
Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes. Estabelecemos orfanatos e ajudamos o pobre.
Nós somos a maior organização caritativa do planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que precisam.
Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição educativa ou religiosa.
Nós desenvolvemos o método científico e as leis da evidência.
Fundamos o sistema universitário.
Defendemos a dignidade de toda a vida humana. Preservamos o casamento e a família.
Cidades foram homenageadas com o nome de nossos venerados santos, que percorreram um sagrado caminho antes de nós.
Guiados pelo Espírito Santo, compilamos a Bíblia. Somos transformados pela Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, que tem nos guiados consistentemente por mais de dois mil anos.
Com mais de 1 bilhão na nossa família, compartilhando dos sacramentos e da plenitude da fé Cristã.
Jesus lançou as fundações para a nossa Fé quando disse a S.Pedro, o primeiro Papa: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.
Por mais de dois mil anos temos uma linha initerrupta de Pastores guiando a Igreja com amor e verdade, num mundo confuso e doloroso de se viver.
E nesse mundo cheio de dificuldade, caos e dor é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: Nossa Fé Católica e o eterno amor que Deus tem por toda a criação.
Somos Católicos, somos universais!''

Osni Machado

janeiro 19th, 2010 at 18:08

6 comentários:

Anônimo disse...

Se a igreja catolica é tao perfeita... porque a cada dia que pasa ela perde mais e mais fieis? eu era catolico... me ensinaron que o meu sufrimento eu tinha que suportar-lo! poxa vida! servir a um Deus tao grande e viver sofrendo e ainda devo aceitar o sufrimento? nao quero discutir religiao, mais dizer que os evangelicos queren ser catolicos... aff... esso ja nao tem nada que ver!

Luzia Escongisk disse...

Caro Anônimo, não a Igreja não está perdendo fiéis a cada dia que passa, pelo contrário, ela ganha cada vez mais fiéis, fiéis que entregam tudo para Deus, os únicos que estão saindo da Igreja são os infiéis. Ser Católica não consiste apenas em dizer "Eu sou Católico", mas sim em agir como católico, em se abandonar em Deus.Já a qeustão do sofrimento, quem não sofrer na terra sofrerá no inferno, o sofrimento purifica!

21.Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!
22. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem!
23. Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.
24. Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!
25. Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis!
26. Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!
27. Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,
28. abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam.
29. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica.
30. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.
31. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.
Lucas 6, 21-31

Anônimo disse...

Sei... minha mae tava morrendo num hospital com um cancer no oture e no ovario! Acaso Deus quer isso pra ela... enquanto alguns ensinam a aceitar a doenca... outras igrejas verdadeiras de Deus ensinam a nao aceitar a situacao e lutar pela cura... Jesus veio pra trazer vida e vida com abundacao nao cre? esse sofrimento a que vc se refere é o sufrimento da pessoa assumir a sua fe em Deus, agora eu nao creio que por assumir a minha fe em Deus, Ele vai meter un cancer na minha vida! bom... contra fatos nao ha argumentos, enquanto ensinavam a ela aceitar a doenca dela, ela morria lentamente, ate que um dia ela resolver buscar ajuda en un lugar que realmente oferecesem ajuda pra ela e foi ali que Deus fez o milagre nela e ela foi curada! gracas a Deus que ela buscou ajuda e encontro a um homem de Deus que ensinou a ela usar a fe dela ao invez de ficar aceitando a situacao...
Correcao: a igreja catolica pode estar perdendo "infieis" mas nao esta ganhando mais fies nao... estao cada vez em maior decadencia.

Que Deus a abencoe... Quem me curou? eu nao sei, só sei que eu era cego e agora eu vejo...

Luzia Escongisk disse...

Amado irmão em Cristo Jesus Ressucitado, você vê?
Não, meu irmão você está cego!Cego de ódio, cego de rancor. Não entendo o porque dos "irmãos evangélicos" atacarem a VERDADEIRA Igreja dessa forma......alíás entendo, como disse meu amigo Osni ''Os pastores neopentecostais, principalmente, atacam com uma ferocidade a Igreja Católica, mas no fundo todos gostariam de ser como ela." Universais no sentido literal da palavra!
"igrejas verdadeiras de Deus ensinam a nao aceitar a situacao e lutar pela cura" sim, Igrejas verdadeiras, ensinam a lutar pela cura, não se espera um milagre sentado, se você está doente, você deve buscar a cura da medicina e pedir a cura de Deus,mas se nesse processo alguem falece, era por que tinha de ser, um dia ou outro a gente morre....
Vou te dar um testemunho, minha santa "vózinha" ha uns 10 anos quase morreu do coração, ficou internada muito tempo, passamos por muita tribulação, até que por intermédio do avanço da medicina e por providência de Deus ela consegui por um aparelho que mantinha seu coração funcionando, viveu 10 anos, em outubro do ano passado, quando meu irmão chegou da aula encontrou-a morta em sua cama. Morreu do jeito que sempre pediu a Deus. NASCEU E MORREU CATÓLICA! Se tua mãe se curou era por que era pra ela ficar doente e se curar, a cura não aconteceu porque ela mudou de religião, isso já estava nos planos de Deus!
"Jesus veio pra trazer vida e vida com abundacao nao cre?" Sim Jesus veio para trazer vida e vida em ABUNDÂNCIA eu creio e você CRÊ?
Realmente ao assumir nossa fé em Deus, nós passamos por diversos problemas. MOTIVO: Tentação do Demônio- o demônio coloca impecilhos em nossa vida para que perdamos a fé. Essa tentação acontece de várias formas, uma delas é a doença, tudo o que o Encardido quer, como dizia o nosso amado padre Léo, é que fiquemos desesperados, sem fé, esperança e amor (o maior destes.
Eu mesma quando me converti a Jesus, minha vida mudou muito, tinha uma vida normal, sem muitas tribulções, mas ao ingresar na Igreja, nada mais dava certo, perdi pessoas importantes na minha vida, passei por situções constrangedoras, falta de dinheiro, tentavam me afastar da Igreja, etc. (ainda estou passando) mas não parei de lutar, não abandonei a minha fé em troca de uma "Teologia d aProsperiddade" material em vida, mas sim, troquei minha vida, humilde, mas confortavel materialmente, por outra mais humilde e não tão conotavél, em compensação minha vida espiritual, está cada dia melhor, aprendi a perdoar, a amar, a crer e esperar, pois, Deus provê Deus proverá, sua misericórdia não faltará!!
21.Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!
22. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem!
23. Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. Luc 6,21-23
Estude essa passagem!!
Por falar em Padre Léo, pesquise no google a vida dele, noauge de sua carreira, veio o cancêr e ceifou sua vida, não sem ele lutar, mesmo muito doente, continuava cuidando de seus filhos em Betania e pregando e "cantando a vida" pelo Brasil afora.

P.S. Não precisa esconder sua face Anônimo, além de que não temos nenhuma relação pessoal(?), devemos assumir nosso atos, nossas posições e se preciso dar a "cara" pra bater

Luzia Escongisk disse...

Outra coisa, Deus sempre deixa muito claro quando ele faz as coisas, ele nos diz "-vá tua fé te curou", cuidado se você não sabe quem te curou....... Derepente, por você star enchergando mal Jesus colocou o barro em seus olhos, para que tua visão fosse curada mas, você ainda não foi lavá-los, ou seja, está mais cego que antes, lave seu olhos na fonte e veja claramente.

Deus te abençoe o dobro do que dessajas para mim!!

Pax !!!!

Avila disse...

Cara Luiza, sou Pastor evangélico e quero aqui registrar um breve comentário:
1º Não vejo esse ódio e rancor que os evangélicos tem dos católicos, o que a história nos conta é justamente o contrário, a até alguns anos atrás em algumas cidades do norte nordeste Brasileiro, dominadas pelo catolicismo, os evangélicos que faleciam não podiam nem ser enterrados no mesmo cemitério que os demais, católicos;
2º O artigo do Padre é muito bom e faz uma análise de quem esta de fora desses movimentos, como sou Batista eu também tenho minha linha de raciocínio sobre as igrejas neo-pentecostais, mas, ele cometeu em grande erro foi quando disse que o catolicismo tentou popularizar a fé... novamente vamos a história para desmentir isso, pois, como vc ja deve ter estudado na idade média por exemplo o clérigo católigo decretou que Deus somente aceitaria missas e Bíblias em Latin... restringindo o acesso a palavra de Deus para o povo que não dominava esse idioma... e muitos exemplos de lá para cá que a igreja romana não tem a menor intensão de tornar Deus acessível ao povo! Um abraço
Pr. Avila - Tocantins